Dados de SLP

Global Monthly Sea Level Pressure (GMSLP2.1) (Barnett e Parker, 1997)

Imagem obtida dos dados HadSLP1

A base de dados do Hadley Center/ U.K. Met. Office tem a particularidade de ter uma janela temporal bastante alargada. Há dados para todo o Globo disponíveis entre 1871 e 1994. Contudo, não está ainda actualizada. Estes dados permitem trabalhar numa janela temporal alargada e são fundamentais na detecção de outras facetas das variações do clima, impossíveis de analisar em períodos de tempo mais curtos.
É, à semelhança dos outros ficheiros, uma base de dados em ponto de rede global de resolução de 5º. Foi sujeita a rigorosos procedimentos de controlo de qualidade. No entanto, os autores identificaram alguns problemas em regiões do Hemisfério Sul, onde a informação é mais escassa. Só foram retirados, mais uma vez, dados para a Bacia do Atlântico Norte.

Esta base de dados é a original e já foi subtituída, primeiro, pela HadSLP1 e, mais recentemente pela HadSLP2, já referenciada neste blog.

Northern Hemisphere Monthly Sea-Level Pressure Grids, continuing from 1899

Imagem obtida a partir dos dados do ficheiro de Trenberth e Paolino retirada do site do JISAO

Este ficheiro (Trenberth e Paolino, 1980), produzido no NCAR, foi construído a partir de um primeiro na escala diária. O ficheiro mensal tem uma resolução de 5º x 5º e cobre somente o hemisfério Norte. No total, a rede de dados é constituída por mapas mensais com 72 pontos em longitude e 15 em latitude. A principal vantagem deste ficheiro sobre os outros anteriormente descritos reside na cobertura temporal. Esta abrange o período que vai desde 1899 até ao presente. A densidade de dados é muito boa a partir da metade do século XX mas este ficheiro cobre um período que começa em 1899 até à actualidade.

Bibliografia

Barnett, T. A. and Parker, D. E. (1997) – Development of the Global Mean Sea Level Pressure Data Set GMSLP2, Hadley Center Climate Research Technical Note CRTN 79.

Trenberth, K.E.; Paolino Jr., D.A. (1980) – The Northern Hemisphere sea-level pressure data set: Trends, errors and discontinuities. Monthly Weather Review, 180: 855-872

PTG

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: