NCEP/NCAR Reanalysis (Kalnay, et al., 1996)

Imagem obtida a partir do site do CDC para a altitude do Geopotencial para Agosto de 2006

As reanálises (versão1 – Kalnay, et al., 1996) são um projecto cooperativo entre o NCEP e o NCAR que assenta numa técnica de assimilação de dados para produzir um número relativamente elevado de variáveis climáticas e meteorológicas. Numa primeira fase os dados de observação (temperatura, velocidade do vento, pressão, etc) são analisados e interpolados para sistema de redes tridimensionais ou tetradimenisionais com o auxílio de modelos de circulação geral, utilizados nas previões do estado do tempo. O modelo é então posto em marcha com os dados de observação em que os outputs da simulação são variáveis climáticas (algumas não obtidas de forma directa) e interpoladas em zonas do globo nas quais não é possível recolher qualquer informação sobre o estado do tempo. Neste processo específico são produzidos e “reanalizados” dados a vários passos temporais, que vão desde uma frequência de quatro vezes por dia (de 6 em 6 horas) até aos resumos mensais (médias mensais), sem esquecer as médias diárias, tendo como base o Tempo Universal (UTC).
Existem dados desde 1948 até ao presente e, neste caso, presente significa dados disponíveis na internet com aproximadamente duas semanas de atraso, portanto a actualização pode ser considerada quase em tempo real. A grande vantagem desta base de dados reside no facto de disponibilizar um número elevado de parâmetros (de superfície e de altitude), todos eles relacionados com a dinâmica da atmosfera, formando um conjunto de informações bastante coerente, homogéneo e actualizado.
Os dados desta base de dados estão divididos nas seguintes categorias:

1. Pressure Level Data
2. Surface Data
3. Surface Flux Data
4. Other Flux Data
5. Tropopause Level Data
6. T62 Spectral Coefficients

Os dados estão dispostos numa rede regular global de resolução de 2,5ºLatx2.5ºLong, excepto no caso dos dados de fluxos e coeficientes espectrais, nos quais a resolução é ligeiramente mais fina, não regular, mas gaussiana.
A resolução de 2.5ºLatx2.5ºLong. pode ser considerada adequada até para estudos mais regionais de maior escala, como por exemplo a Península Ibérica .

A grelha e os pontos dos dados NCEP/NCAR Realanlysis sobre a
Península Ibérica

Mas tem sobretudo uma boa resolução para as escalas regionais e hemisféricas, permitindo um pormenor bastante razoável para toda a região do Atlântico Norte.
De referir ainda que há dados a 17 níveis isobáricos: 1000hPa, 925hPa, 850hPa, 700hPa, 600hPa, 500hPa, 400hPa, etc, terminando aos 10hPa. Para todos estes níveis, há informação de diversos parâmetros climáticos e meteorológicos.

Os dados sobre a água precipitável dizem respeito a quantidades de água em toda a coluna atmosférica sobre o ponto geográfico considerado.

Uma segunda versão desta base de dados está agora disponível. Os dados estão disponíveis a partir de 1979 e relativamte à primeira versão há várias vantagens, apesar da menor cobertura temporal:

a) Há maior número de variáveis

b) A versão 2 é conhecida por ser mais fiável e com menos erros relativamente à primeira versão.

Os dados das reanálises podem ser obtidos a partir do site de FTP do Climate Diagnostics Centre (CDC), por exemplo. Aqui estão disponíveis as duas versões das reanálises e os dados estão no formato NetCDF. Também há a possibilidade de os obter num interface WWW no CDC.

Bibliografia

Kalnay, E.; Kanamitsu, M.; Kistler, R., Collins, W.; Deaven, D.; Gandin, L.; Iredell, M.; Saha, S.; White, G.; Wollen, J.; Zhu, Y.; Letman, A.; Reynolds, R.; Chelliah, M.; Ebisuzaki, W.; Higgins, W.; Janowiak, J.; Moo, K.C.; Ropelewski, C.; Wang, J.; Jenne, R; Josepf, D. (1996) – The NCEP/NCAR 40-Year Reanalysis Project. Bulletin of the American Meteorological Society.

PTG

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: