Dados por estação climatológica

O ficheiro Global Historical Cliamtology Network (GHCN)

Fonte:CO2 Science

Fonte: JISAO

A grande fonte de informação para os dados de temperatura do ar e precipitação por estação meteorológica é o ficheiro Global Historical Climatology Network (Vose,R., et al, 1992). Esta base de dados é constituida por quatro variáveis na sua primeira versão: temperatura, precipitação, pressão ao nível do mar e pressão nas estações climatológicas. As estações climatológicas que a constituem são numerosas e dizem respeito a todas as regiões do globo. O objectivo principal deste ficheiro é fornecer uma base de dados com parâmetros climáticos, a mais completa e longa possível. Contudo, não há somente estações climatológicas com séries seculares, mas são frequentes séries com apenas dez anos de observações, o mínimo exigido para se fazer parte desta base de dados. Há, no total, 7533 estações em todo o Mundo. Os registos superiores a 50 anos são maioritários e 13% das estações possuem séries seculares. Para a Península Ibérica há um total de 106 estações climatológicas 26 das quais em Portugal. Contudo, a maior parte delas não tem registos seculares. De assinalar que a estação de Lisboa/Geofísico é a que regista a maior série de dados na Península Ibérica. Os registos são quase ininterruptos desde 1836 até à actualidade.
Em finais de 1996 e princípio de 1997 saiu uma segunda versão desta base de dados, a partir da qual se começaram a fazer actualizações mais ou menos regulares e onde já constam novos parâmetros referentes às temperaturas máximas e mínimas, mas ainda com um número relativamente reduzido de estações com registos seculares. Contudo, o ficheiro das temperaturas médias da nova versão tem nítidas vantagens em relação à versão anterior na medida em que actualiza as séries de dados, quer para períodos mais recuados, quer para anos mais recentes.
Este ficheiro é, porventura, a maior base de dados por estação meteorológica que se pode encontrar disponível na Internet a nível mundial. A sua constituição decorreu em três fases distintas: a primeira, que corresponde à compilação propriamente dita dos dados; a segunda fase consiste na revisão e atribuição dos parâmetros das diferentes estações climatológicas, tais como, os códigos da WMO (da estação climatológica e do país) e dos parâmetros geográficos (latitude, longitude e altitude); a terceira fase compreende os testes de homogeneidade às séries de dados e, sempre que possível, a posterior correcção. É, portanto, um ficheiro em que os dados são bastante fiáveis, cuja qualidade é reconhecida. Resta acrescentar que as metodologias estatísticas utilizadas nos testes de homogeneidade, elaborados pela equipa que construiu este ficheiro, são das mais utilizadas e conceituadas a par do método de Alexandersson. Essas metodologias são referidas nos trabalhos de Easterling e Peterson (1995), Peterson e Easterling (1994) e Easterling, et al. (1996).
Estes dados podem ser acedidos a partir do site do NCDC, quer por FTP ou via WWW

Bibliografia

Vose, R. S.; Schmoyer, R. L.; Steurer, P. M.; Peterson, T. C.; Heim, R. R.; Karl, T. R.; Eischeid, J. K. (1992) – The Global Historical Climatology Network: Long-term Monthly Temperature, Precipitation, Sea-level, and Station Pressure Data. Environmental Sciences Division Publ.nº 3912, 189 pp.

Easterling, D.R.; Peterson, T.C. (1995) – A new method for detecting and adjusting undocumented discontinuities in climatological time series. International Journal of Climatology, 15: 369-377

Easterling, D.R.; Peterson, T.C.; Karl, T.R. (1996) – On the development and use of homogeneized climate data sets.Journal of Climate, 96: 1429-1434

Peterson,T.C.; Easterling,D.R. (1994) – Creation of homogeneous composite climatological reference series. International Journal of Climatology, 14: 671-679.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: