Os artigos de climatologia do Blog “De Rerum Natura”

O Blog De Rerum Natura tem, até hoje,  na sua categoria de climatologia 5 posts muito Interessantes. Chamo a atenção para dois em particular:

1 – Lógica e falácia correlação-causalidade. Neste post é desmacarada a análise incorrecta que frequentemente se faz da correlação. Ou seja, se duas variáveis registam uma elevada correlação, tal não significa uma relação de causa/efeito. A imagem em baixo é um exemplo retirado deste blog (mas que corresponde a outro post de climatologia) em que se vê claramente uma relação entre a diminuição de tamanho de uma peça de vestuário feminina e o aumento das temperaturas nos últimos dois séculos.

imagem1.jpg

2 – Uma tacada forte em mentiras convenientes. Uma análise bem feita e mordaz sobre o artigo de Man et al.,  (1998) publicado na nature, com o devido contraponto de McIntyre e McKitrick (2004). Neste post é posto em causa o famoso “Hochey Stick” com um argumeto poderoso: o período quente medieval e a pequena idade do gêlo não estão convenientemente representadas.

1.jpg

Reprouzo um excerto deste post que considero resumir toda a polémica:

Os trabalhos de McIntyre e McKitrick (M&M) levaram a um relatório independente da Academia Nacional das Ciências (NAS) norte-americana de 2006, que de forma muito diplomática afirma que o Taco de Hóquei está errado: “The reconstruction produced by Dr. Mann and his colleagues was just one step in a longer process of research, and it is not (as sometimes presented) a clinching argument for anthropogenic global warming, but rather one of many independent lines of research on global climate change”. Este relatório de uma Comissão ad-hoc é de confiança e também esclarecedor. Numa última ironia do destino, não só a Nature (que sai muito mal na fotografia) não reconhece ainda o erro, como Mann publicou uma letter to Nature em 2006 afirmando que “more widespread high-resolution data are needed before more confident conclusions can be reached and that the uncertainties were the point of the article“. Vindo do principal responsável científico do 3.º relatório do IPCC, que elevou o Taco de Hóquei ao estatuto de dogma, são afirmações no mínimo curiosas.”

Fico ansiosamente à espera de mais…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: